sábado, 1 de agosto de 2015

MATEUS 2

A Visita Dos Reis Magos, A Fuga Para O Egito E A Moradia Em Nazaré

No versículo 6, Mateus cita a profecia do livro de Miqueias que se cumpriu com o nascimento de Jesus, notem que ali está escrito que Jesus será o Líder, e como Pastor, conduzirá Israel. A não ser que você seja Israelita, tome cuidado com
algumas interpretações, assim como no capítulo 1;21, a salvação por Jesus virá apenas ao povo de José, que é Israel. A mensagem dessa carta é exclusivamente ao povo de Israel, a mensagem da graça não foi revelada a Mateus, Jesus ainda nem havia ressuscitado, então devemos tomar cuidado com algumas interpretações.

Depois que Jesus nasceu, Magos vindo do oriente foram a Jerusalém, e perguntaram ao Rei Herodes onde estaria o recém nascido (algumas traduções dizem “menino”) Rei dos Judeus. É claro que o atual rei Herodes ficaria preocupado, pois temia perder seu reinado para Jesus. Então, com informações recebidas por seus sacerdotes, disse aos Magos que Jesus nasceu em Belém, pois há uma profecia em relação ao local de seu nascimento (Mq 5:2), enviou os Magos a Belém e pediu para trazerem informações mais detalhadas sobre Jesus.

         Avisados em sonho, os Magos regressaram as suas terras por outro caminho. Enfurecido, Herodes manda matar todos os meninos com menos de dois anos. Deus estava com José, Maria e principalmente o menino Jesus, e os avisando através de sonhos, Deus os enviou um anjo que os conduziu ao Egito para os proteger de Herodes, o mesmo anjo que os chamou de volta, e o mesmo que conduziu até Nazaré, pois Arquelau reinava na Judéia no lugar de seu pai.

Aqui, muitas profecias são cumpridas; o nascimento de Jesus em Belém (v. 6; Mq 5.2), a fuga para o Egito (v. 14-15; Oséias 11.1), o massacre de todos os meninos menores de dois anos (v.18; Jr 31.15) e a moradia de Jesus em Nazaré, que tem o significado de “renovo” (v.23; Is 11.1).

Esse capítulo nos mostra muita diferença dos tradicionais presépios de natal. Em nenhuma parte das escrituras é dito a quantidade exata de Reis Magos (v. 1), e muito menos os seus nomes, como apresentam nos presépios. Cuidado com essas doutrinas, a Bíblia dá apenas uma atribuição ao diabo; a mentira (João 8:44). A visita dos Reis Magos a Jesus não é em seu nascimento, e muito menos em uma manjedoura, Jesus já tem aproximadamente dois anos (v. 7;16) e está com Maria em sua casa (v. 11). Saiba mais sobre os Magos e aqui.

         Costumamos  ver Jesus como sendo pobre e carente desde o seu nascimento, mas isso não é verdade. O versículo 11 mostra os Magos abrindo seus tesouros e dando a Jesus ouro, incenso e mirra. Você realmente acha que todos deram a Jesus um “anelzinho” de ouro? Não, temos exemplos de personagens nas escrituras que quando visitaram outros reis levaram muitos e grandes presentes (1 Reis 10:10), acredito que com o Rei dos Judeus não foi diferente, com muito ouro, incenso e mirra os Magos presentearam Jesus. Saiba que Magos só existiam em civilizações muito bem desenvolvida, nem mesmo em Israel tinha Magos como estes, pois teriam também visto a estrela. Saiba mais sobre a estrela aqui.

         A Bíblia é bem clara em relação a astrologia, cuidado com horóscopos, Deus condena esse tipo de doutrina. A astrologia induz as pessoas a consultarem objetos mortos, como astros e planetas, em vez do Deus vivo. Por isso, ela traz iminente juízo de Deus sobre aquele que a consulta. (At 7:42-43). Os que praticam a astrologia "serão como restolho, o fogo os queimará". Terão um triste fim (Is 47:13-14; Jr 8:2).

         Lembre-se, os Magos eram pecadores, por assim dizer, mas ao contrário do Rei Herodes, dos sacerdotes e de todo o povo de Israel, eles foram a procura de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário