sexta-feira, 30 de novembro de 2018

MATEUS 6


O capítulo 6 de Mateus é a continuação do sermão que Cristo está dando a Seus discípulos (Mt 5:1-2), os assuntos aqui ditos são:

·        Como ofertar (v.1-4)
·        Oração modelo (v.5-13)
·        O poder do perdão (v.14-15)
·        Como jejuar (v.16-18)
·        Acumuleis tesouros no céu (v. 19-24)
·        Não andais ansioso (v.25-34)

Como ofertar (V. 1-4)

“Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita” (Mateus 6:3 RA)

Não oferte com o desejo de ser reconhecido por homens, porque essa já será a sua recompensa (v. 2). Perdemos nosso galardão no céu quando ofertamos com o desejo de ser reconhecido por homens. Essa tradução ajuda a compreender o que Jesus quis dizer:

“Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Isso deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.” (Mateus 6:3-4 NTLH). Saiba mais sobre a oferta.

Oração Modelo (V. 5-13)

“E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.” (Mateus 6:5 RA)

Ser hipócrita é ser alguém impostor, como ator, ele finge ser o que não é, ou não sente, ou não crê (Mc 12.15).

“Nas suas orações, não fiquem repetindo o que vocês já disseram, como fazem os pagãos. Eles pensam que Deus os ouvirá porque fazem orações compridas.” (Mateus 6:7 NTLH)
        
Seja sincero e verdadeiro nas suas orações, Deus já sabe o que queremos ou precisamos (v.8), mas Ele quer ouvir de nossa boca, não de forma decorada, mas verdadeira e humilde. Saiba como fazer orações neste Estudo: O Poder da Oração.

O Poder Do Perdão (V. 14-15)

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celeste vos perdoará; “se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.” (Mateus 6:14-15 RA)
        
Vamos estudar o versículo acima?

·        Quem está falando? Cristo
·        Para quem está falando? Seus discípulos (Mt 5:1-2)
·        Quando foi falado? Antes da cruz

Jesus não foi crucificado, a graça de Deus ainda não veio para os homens, Ele está pregando o Reino aos Israelitas, o seu povo, essas leis foram criadas para eles, a salvação para os gentios é diferente, é pela graça de Deus, e algo de graça é algo ganho sem merecer, não merecemos a salvação, mas temos ela pela graça de Deus, através da obra de seu filho Jesus Cristo. O verso abaixo reforça o versículo acima estudado:

“Porque Deus julgará vocês do mesmo modo que vocês julgarem os outros e usará com vocês a mesma medida que vocês usarem para medir os outros.” (Mateus 7:2 NTLH).

Isso é para Israel, durante o período da lei, agora veja o que se aplica para nós, na nova aliança, onde a salvação será através de um único e suficiente salvador: Jesus:

 (NTLH) ...sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês (Efésios 4:32).

Percebeu a diferença? temos que perdoar assim como Deus já nos perdoou, e não perdoar para sermos perdoados, pois agora salvos por Cristo, nenhuma condenação está sobre nós (Romanos 8:1 RA).

ComoJejuar (v.16-18)

“Quando vocês jejuarem, não façam uma cara triste como fazem os hipócritas, pois eles fazem isso para todos saberem que eles estão jejuando. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa” (Mateus 6:16 NTLH).

Jejum é a prática de não se alimentar por certo tempo (1Rs 21.9). O Jejum está diretamente ligado em domínio próprio. É uma maneira encontrada de dominar o próprio eu. Jejum significa abster-se de algo, nos privar de algo que gostamos muito por certo período de tempo. Mas para Deus, como seria o verdadeiro jejum? temos a resposta em Isaías 58:3-7;
“3 O povo pergunta a Deus: “Que adianta jejuar, se tu nem notas? Por que passar fome, se não te importas com isso?” O SENHOR responde: “A verdade é que nos dias de jejum vocês cuidam dos seus negócios e exploram os seus empregados.
4. Vocês passam os dias de jejum discutindo e brigando e chegam até a bater uns nos outros. Será que vocês pensam que, quando jejuam assim, eu vou ouvir as suas orações?
5 O que é que eu quero que vocês façam nos dias de jejum? Será que desejo que passem fome, que se curvem como um bambu, que vistam roupa feita de pano grosseiro e se deitem em cima de cinzas? É isso o que vocês chamam de jejum? Acham que um dia de jejum assim me agrada?
6 “Não! Não é esse o jejum que eu quero. Eu quero que soltem aqueles que foram presos injustamente, que tirem de cima deles o peso que os faz sofrer, que ponham em liberdade os que estão sendo oprimidos, que acabem com todo tipo de escravidão.
7 O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que deem roupas aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes.”

Acumuleis Tesouros No Céu (v. 19-24)

Jesus nos ensina que a riqueza aqui da terra não terá serventia nenhuma no céu. Isso é verdade, mas agora estamos na terra, é claro que nada daqui será levado para o céu, mas não é errado desfrutar do que Deus nos deu, é diferente de acumular. Quando Ele criou a terra e tudo o que existe, Ele viu que tudo isso era bom.

Imagine que você está em um ponto esperando um ônibus, você sabe que o ônibus chegará, mas não sabe quando, então, o que você prefere? Um ponto de ônibus sem cobertura e sem banco? Ou um ponto de ônibus com paredes, cobertura, bancos e com todo o conforto que ele pode de dar?

Imagino que a sua resposta seja igual a minha. Eu não sei a que horas o ônibus vai chegar, então prefiro esperar no conforto de uma ótima parada de ônibus.

A vinda de Cristo é semelhante, não sabemos quando Ele vai voltar, é claro que devemos estar esperando a sua vinda, então prefiro esperar com conforto, tendo aqui na terra uma casa segura e confortável para mim e minha família morar, ter também um carro seguro e confortável, ter uma ótima profissão e dar uma educação de qualidade para meus filhos. Se acontecer uma emergência médica na minha família, quero ter condições de ir imediatamente ao hospital para ter imediatamente auxílio médico, e não ter que esperar numa fila. Leia o estudo “Porque É Tão Difícil Do Rico Ir Para O Céu? ”.

Não seja falso modesto dizendo que tendo saúde e uma casinha para morar já está bom, achando que estará incomodando a Deus pedindo algo, você não tem porque não pede. Leia este estudo sobre fazer orações do tamanho de Deus.

“—Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz.” (Mateus 6:22 NTLH)

Cristo ainda está falando contra a avareza e a ganância. A luz do corpo é o olho, existem três tipos de olhos; um olho bom, um medíocre, e um maligno. Um olho bom significa aquele que é liberal e generoso, e um olho mal é de uma forma mesquinha e invejosa (Mateus 20:15). Se teus olhos forem bons, isto é, se a tua mente for liberal, generosa e abundante, todo o teu corpo se encherá de luz; todas as tuas ações serão influenciadas por este princípio nobre; toda a tua vida será iluminada, guiada e governada por ele; tua mente estará alegre e agradável, e a tua vida será próspera e bem-sucedida.

Não andais ansioso (v.25-34)

“Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.” (Mateus 6:34 NTLH)

Nesses versículos Jesus ensina os discípulos a não se preocupar com comida, bebida e roupas. No geral, Jesus nos ensina a não andar preocupados com nada, pois quem comanda nossa vida é Deus. Jesus dá exemplo de como Deus sustenta os pássaros (Mateus 6:26 RA), como Ele veste a erva do campo (Mateus 6:30 RA) e como não podemos adicionar dias em nossa vida se preocupando com isso (Mateus 6:27 NTLH). Não andar ansioso com coisa alguma é confiar completamente em Deus, é claro que cada um deve dentro do possível ter seu próprio trabalho, assim como o apóstolo Paulo tinha, a fim de não ser um peso para ninguém (2 Ts 3:8).

“—Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo.” (João 14:27 NTLH)

Paz é um estado de tranquilidade, segurança, felicidade e prosperidade. A Paz e a harmonia fazem e mantêm as coisas seguras e prósperas, é a ausência do medo. A paz é o estado tranquilo de uma alma que tem certeza da sua salvação através de Cristo, e por esta razão nada teme, está sempre contente com o que Deus dá, de qualquer que seja a classe social. Se o mundo diz que está em crise, não se preocupe, quem rege sua vida é Deus, e não o mundo.



8 comentários: