sexta-feira, 14 de setembro de 2018

O QUE SÃO LÍNGUAS ESTRANHAS?


Certamente você já ouviu alguém falar em línguas estranhas, ou até mesmo tem o dom de falar, mas o que de fato são as línguas estranhas de acordo com a bíblia? Será que elas realmente são o idioma de anjos como algumas pessoas acreditam? Te convido a estudar comigo esse tema baseado na palavra de Deus.

Ao procurar na bíblia o termo linguagem, idioma ou língua dos anjos, encontrei apenas uma:

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.” (1 Coríntios 13:1 RA)

Através dessa passagem, constatamos que anjos possuem um idioma próprio, e que seria possível falar nesse idioma. Mas o texto deixa claro duas coisas: existe linga dos homens e língua dos anjos, mas em nenhum momento ou em nenhuma versão Paulo refere-se a língua estranha como sendo isso o idioma dos anjos.

Então, ao procurarmos referencias bíblicas baseado em “línguas estranhas’’, aí sim encontraremos algumas referências muito reveladoras. Baseadas nessas referencias que poderemos estudar e tirar uma conclusão sobre o que eram e o que ainda são as línguas estranhas citadas em algumas passagens bíblicas.


Umas das mais conhecidas passagens sobre línguas estranhas foi no dia de pentecostes:

 “Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o Espírito dava a cada pessoa.” (Atos 2:4 NTLH)

Apenas através dessa passagem não podemos concluir que outras línguas eram de anjos ou de homens, então buscamos essa revelação no contexto:

“Uns são judeus, e outros, convertidos ao Judaísmo. Alguns são de Creta, e outros, da Arábia. E como é que todos estamos ouvindo essa gente falar em nossa própria língua a respeito das grandes coisas que Deus tem feito?” (Atos 2:11 NTLH)

Podemos concluir que essas línguas eram nada mais do que idiomas humanos, e por isso pessoas que não eram judeus compreendiam o que esses homens, através do espirito santo, falavam em seu idioma natal.


Aqui temos uma passagem que afirma ser dom do espírito santo o dom de falar em línguas estranhas:

“Uma pessoa recebe do Espírito poder para fazer milagres, e outra recebe o dom de anunciar a mensagem de Deus. Ainda outra pessoa recebe a capacidade para saber a diferença entre os dons que vêm do Espírito e os que não vêm dele. Para uma pessoa o Espírito dá a capacidade de falar em línguas estranhas e para outra ele dá a capacidade de interpretar o que essas línguas querem dizer.” (1 Coríntios 12:10 NTLH)

Ainda no verso acima, Paulo conclui que além do dom de falar em línguas estranhas, o mesmo espírito da a pessoas o dom de interpretar essas línguas. Se de fato línguas estranhas fossem a linguagem dos anjos, você conhece alguém que interprete essa língua?

“Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres? Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos?” (1 Coríntios 12:29-30 RA)

A seguir, Paulo faz um “ranking” dos melhores dons na igreja:

“Na Igreja, Deus pôs tudo no lugar certo: em primeiro lugar, os apóstolos; em segundo, os profetas; e, em terceiro, os mestres. Em seguida pôs os que fazem milagres; depois os que têm o dom de curar, ou de ajudar, ou de liderar, ou de falar em línguas estranhas. Nem todos são apóstolos, ou profetas, ou mestres. Nem todos têm o dom de fazer milagres, nem de curar doenças, nem de falar em línguas estranhas, nem de explicar o que essas línguas querem dizer. Por isso se esforcem para ter os melhores dons. Porém eu vou mostrar a vocês o caminho que é o melhor de todos.” (1 Coríntios 12:28-31 NTLH)

Depois Paulo inicia outro capítulo falando do AMOR, ensinado como o amor é o melhor caminho, melhor do que todos esses dons mostrados no verso acima.


Seguindo o estudo sobre línguas estranhas:


“Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação.” (1 Coríntios 14:5 RA)

“Dou graças a Deus, porque falo em outras línguas mais do que todos vós.” (1 Coríntios 14:18 RA)

Paulo era membro do sinédrio, era cidadão romano, falava muitos idiomas, até mesmo em hebraico (Atos 22:2), eram desses idiomas a que ele se referia quando disse aos coríntios que falava em outras línguas mais do que eles.
O verso acima prossegue e Paulo repreende o povo de coríntio, pois nas reuniões estavam pregando em outras línguas, onde pessoas presentes não compreendiam o idioma que alguns pregavam:

19 Porém nas reuniões da igreja prefiro dizer cinco palavras que possam ser entendidas, para assim ensinar os outros, do que dizer milhares de palavras em línguas estranhas. 20 Irmãos, não pensem como crianças. Sejam como crianças para o que é mau, mas sejam adultos no seu modo de pensar.

Paulo conclui o verso acima chamando de infantil o ato que estavam praticando. Em seguida, ele continua a explicar a importância de um culto racional:

23 Imaginem que a igreja esteja reunida e todos comecem a falar em línguas estranhas. Se chegarem ali algumas pessoas simples ou descrentes, será que não vão dizer que vocês estão loucos? 24 Mas, se todos estiverem anunciando mensagens de Deus, e entrar ali um descrente ou alguém que seja simples, ele vai ouvir o que vocês estão dizendo e se convencer do seu pecado. E ele será julgado pelo que ouvir, 25 os seus pensamentos secretos serão revelados, e ele vai se ajoelhar e adorar a Deus, dizendo: “Deus está mesmo no meio de vocês!”” (1 Coríntios 14:19-25 NTLH)

Entre esses versos citados acima, existe um muito importante para o esclarecimento sobre o que seria língua estranha:

21 ¶ Nas Escrituras Sagradas está escrito: “Por meio de pessoas que falam em línguas estranhas eu falarei a este povo—diz o Senhor. —Falarei por meio de lábios estrangeiros, mas assim mesmo o meu povo não me dará atenção.” (1 Coríntios 14:21 NTLH)

Apenas esse verso já seria o suficiente para provar que língua estranha se refere a nada mais do que idiomas diferentes. Esse verso ainda explica que Deus usaria pessoas de outras nacionalidades para pregar o evangelho, é por isso que será importante ter na igreja pessoas capazes de interpretar o que o estrangeiro está pregando, pois do contrário, isso seria em vão.

A passagem acima é referência do antigo testamento localizada em Isaías 28:11 (NTLH)

“Se vocês não quiserem ouvir o que eu digo, então o SENHOR falará com vocês por meio de estrangeiros, que falam uma língua estranha.”

Temos mais passagens onde é claramente explicito que língua estranha refere-se a idiomas humanos:

“Quando saiu Israel do Egito, e a casa de Jacó, do meio de um povo de língua estranha,” (Salmos 114:1 RA)

 “Vocês nunca mais verão aquele povo orgulhoso, aquela gente que fala uma língua estranha, uma língua difícil que ninguém entende.” (Isaías 33:19 NTLH)


Abaixo existem algumas orientações dada por Paulo para quem possui o dom de falar em línguas estranhas:

 “Quem fala em línguas estranhas ajuda somente a si mesmo, mas quem anuncia a mensagem de Deus ajuda a igreja toda.” (1 Coríntios 14:4 NTLH)

“Portanto, quem fala em línguas estranhas deve orar pedindo a Deus que lhe dê o dom de interpretar o que elas querem dizer.” (1 Coríntios 14:13 NTLH)

“Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera.” (1 Coríntios 14:14 RA)

 “Se algum de vocês falar em línguas estranhas, então que apenas dois ou três falem, um depois do outro, e que alguém interprete o que está sendo dito.” (1 Coríntios 14:27 NTLH)

Conclusão: As línguas “estranhas” que são mencionadas por Paulo na igreja primitiva nada mais é do que os diversos idiomas que ainda hoje existe. Conclui-se também que existe a língua dos anjos, mas todas as vezes que algum anjo esteve conversando ou anunciando a mensagem de Deus para algum personagem bíblico, ele se comunicava usando o mesmo idioma humano, veja:

“Então vi outro anjo voando muito alto, com uma mensagem eterna do evangelho para anunciar aos povos da terra, a todas as raças, tribos, línguas e nações.” (Apocalipse 14:6 NTLH)

Anjos podem falar em qualquer idioma humano. No antigo testamento, quando anjos apareceram a Moisés, Abraão, Davi, Ana, ou no Novo Testamento, quando apareceram a Paulo, Maria, José, Zacarias, Joao, sempre falaram o idioma nativo de cada personagem, então qual será o motivo de pessoas falarem em uma língua estranha e dizerem ser a língua dos anjos?

Espero que o motivo não seja para adora-los, pois na palavra de Deus os próprios anjos abominam essa adoração (Ap 19:10, Cl 2:18; Cl 2:23), falamos aqui de anjos de Deus é claro, pois anjos desviados sim querem que a adoração a Deus seja transferida a eles.

Estude a palavra de Deus, esse estudo não foi feito por um homem que é dono da verdade, Jesus Cristo é a verdade, não confie em nenhum homem, mas confie em Deus, aquele que por misericórdia e infinita bondade entregou seu filho para morrer em nosso lugar, e assim perdoar nossos pecados e nos dar através de Jesus Cristo, a salvação eterna. (Romanos 10-9; João 3:16).

34 comentários:

  1. Boa noite irmão, sobre o dom de línguas você poderia me explicar esse texto dentro do contexto?
    esforcem-se para ter amor. Procurem também ter dons espirituais, especialmente o de anunciar a mensagem de Deus. Quem fala em línguas estranhas fala a Deus e não às pessoas, pois ninguém o entende. Pelo poder do Espírito Santo ele diz verdades secretas. Porém quem anuncia a mensagem de Deus fala para as pessoas, ajudando-as e dando-lhes coragem e consolo. Quem fala em línguas estranhas ajuda somente a si mesmo, mas quem anuncia a mensagem de Deus ajuda a igreja toda.
    1Coríntios 14:1‭-‬4 NTLH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão, a paz de Cristo.

      Lendo esses versos isolados, temos sim a impressão de que Paulo esteja referindo línguas estranhas a um idioma secreto em que apenas Deus e o locutor entendam, mas como sabemos, a bíblia não foi escrita em versículos, ao isolarmos, corremos o risco de interpretar errado o que o autor queria passar. Por isso temos que conhecer o contexto, as vezes, precisamos conhecer uma carta anterior para entendermos. Neste caso, a resposta está no próprio contexto, de forma bem clara, veja o que diz o contexto um pouco mais adiante:

      “No mundo há muitas línguas diferentes, mas cada uma faz sentido. Porém, se eu não entendo a língua na qual alguém está falando comigo, então quem fala essa língua é estrangeiro para mim, e eu sou um estrangeiro para ele. Por isso, já que vocês estão com tanta vontade de ter os dons do Espírito, procurem acima de tudo ter os dons que fazem com que a igreja cresça espiritualmente.” (1 Coríntios 14:10-12 NTLH)

      Simples assim....

      Temos que entender que, o que houve em pentecostes foi uma manifestação do Espírito Santo onde Ele derramou sobre os homens dons que permitiram a eles profetizarem em vários idiomas, e que diferentes pessoas de diferentes nacionalidades entendiam o que esses homens estavam dizendo. Isso aconteceu sobre vários homens (Atos 2:4), não foi apenas um homem que falava e que diferentes pessoas de diferentes nacionalidades o entendiam.

      Tente imaginar a situação em Atos 2: 1-13:

      Vários homens sobre um palco, onde um falava em alemão, outro em francês, outro em inglês, outros em espanhol, outro em mandarim, enfim, vários homens falando em várias línguas diferentes. Quem era alemão, ouvia o que o homem sobre o palco falava em alemão, mas o mesmo alemão, ouvia o que homem sobre o palco falava em mandarim. Por isso que alguns homens diziam que eles estavam bêbados, pois para eles, os outros idiomas pregados eram apenas uma confusão de sons e de palavras (At 2:13).

      A interpretação equivocada desse ocorrido já vinha acontecendo na época de Paulo, tanto é verdade que ele disse:

      Por isso, já que vocês estão com tanta vontade de ter os dons do Espírito, procurem acima de tudo ter os dons que fazem com que a igreja cresça espiritualmente.” 1Co 14:12 NTLH.

      Você deve conhecer pessoas que adoram mostrar seu dom de “falar em línguas”, ou o seu dom de “revelar sonhos”, mas porque pessoas buscam esses dons, e não a outros? Será que isso está relacionado com o ego, será que essas pessoas querem ser conhecidas como pessoas grandiosamente espirituosa capaz de falar em línguas estranhas ou de serem conhecidas como aquela capaz de revelar sonhos ou prever o que ninguém sabe sobre o futuro de alguém? Porque será que todos pedem o dom da profecia, ou o dom da cura, mas praticamente ninguém pede o dom de ofertar? (https://www.estudosbiblicosjv.com.br/2015/03/oferta.html)

      Enfim, espero que tenha entendido. Deus o abençoe irmão. A paz de Cristo.

      Excluir
    2. S Passarinho18 de outubro de 2021 21:03
      A Paz a todos Irmão em Cristo, Boa noite! Pastor na Igreja que eu frequento tem uma Missionária, Esposa do Pastor, toda a vez que ele hora para e entrega uma revelação de macumba para um Irmão, a Esposa dele começa a fazer força de Vomito e sai correndo para fora da igreja e as obreiras vão correndo atrás dela e tira o foco que é a palavra do Senhor Jesus Cristo, ai o Pastor diz que a Esposa dele recebe a carga do inimigo, mais eu acho que é o próprio inimigo que faz isso.

      E as vezes nós estamos louvando e ela começa a dar umas giradas andando pela igreja, ai os Irmãos tem que levantar e tirar as cadeiras da frente se não ela sai atropelando, o Pastor diz que é o Espirito Santo, mais ao meu ver o Espirito Santo não agi assim, distraindo e tirando a atenção do foco que é Jesus.

      O Pastor também fala em Línguas que ninguém intendi, ai fui perguntar sobre o assunto, mais não obtive uma resposta Bíblica para isso a não ser uma Heresia.

      O seu estudo é nota 10.

      Se agente for ver o que acontece dentro das igrejas ou (casa aonde os Irmãos se reúnem para Louvar Deus! O Senhor dos Exércitos).

      Excluir
  2. 1 Corintios 2 o que fala em lingua estranha não fala aos homens, fala a Deus.Porque ninguém o entende. É mistério entre quem fala e Deus. 1 Corintios 14 :10 fala da diversidade de línguas, de homem falando para homem.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 1 Coríntios 2, em nenhum momento Paulo está se referindo a uma forma de comunicação estranha que apenas Deus pode entender, vamos estudar os possíveis versos que podem ter o levado a crer nisso:

      “Meus irmãos, quando fui anunciar a vocês a verdade secreta de Deus, não usei muitas palavras nem grande sabedoria. Porque, quando estive com vocês, resolvi esquecer tudo, a não ser Jesus Cristo e principalmente a sua morte na cruz. ” (1 Coríntios 2:1-2 NTLH)

      Resumindo o verso acima: Paulo focou em falar do simples e eficaz evangelho de Cristo e mais nada, nada de doutrinas, nada de exortações, recomendações, longos discursos, apenas Jesus Cristo.

      “O meu ensinamento e a minha mensagem não foram dados com a linguagem da sabedoria humana, mas com provas firmes do poder do Espírito de Deus. Portanto, a fé que vocês têm não se baseia na sabedoria humana, mas no poder de Deus. ” (1 Coríntios 2:4-5 NTLH)

      Veja, Paulo não fala de uma linguagem diferente da linguagem humana, o foco é a sabedoria, ou seja, o conteúdo da mensagem que Paulo entregava não vinha de sabedoria humana, mas vinha da sabedoria do próprio Deus:

      “A sabedoria que anunciamos é a sabedoria secreta de Deus, escondida dos seres humanos, a sabedoria que o próprio Deus, antes mesmo da criação do mundo, já havia escolhido para a nossa glória. ” (1 Coríntios 2:7 NTLH)

      Continuamos:

      “Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. ” (1 Coríntios 2:11-12 RA)

      “Portanto, quando falamos, nós usamos palavras ensinadas pelo Espírito de Deus e não palavras ensinadas pela sabedoria humana. Assim explicamos as verdades espirituais aos que são espirituais. Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vêm do Espírito e, de fato, nem mesmo pode entendê-los. Essas verdades são loucura para essa pessoa porque o sentido delas só pode ser entendido de modo espiritual. ” (1 Coríntios 2:13-14 NTLH)

      Outra vez, o foco aqui não é a forma de se comunicar, e sim o conteúdo das palavras. Elas possuem significado espiritual, e somente entende e aplica aquele que é espiritual, vemos isso mais claramente no início do próximo capítulo:

      “Na verdade, irmãos, eu não pude falar com vocês como costumo fazer com as pessoas que têm o Espírito de Deus. Tive de falar com vocês como se vocês fossem pessoas do mundo, como se fossem crianças na fé cristã. ” (1 Coríntios 3:1 NTLH)

      “Tive de alimentá-los com leite e não com comida forte, pois vocês não estavam prontos para isso. E ainda não estão prontos, ” (1 Coríntios 3:2 NTLH)

      Ou seja, pessoas imaturas na fé não compreenderão temas mais maduros, como eleição, livre arbítrio, predestinação, batismo, etc. Para essas pessoas, temos que focar no simples evangelho de Jesus Cristo, aquele que nos ensina que somos salvos mediante a morte dele naquela cruz.

      Excluir
  3. a paz, entao as pessoas que falam em linguas estranhas, estao erradas, ne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, não podemos julgar experiências pessoais, mas esse comportamento não é bíblico. Veja, o apóstolo Paulo não proibiu pessoas de falar em línguas estranhas, mas exigiu que, para elas poderem falar durante um culto, seria necessário haver um interprete. Hj, um pastor norte americano pode pregar em uma igreja brasileira com o auxílio de um intérprete, imagine ele pregando sem interprete, como que as pessoas que não dominam o inglês poderão aprender alguma coisa?

      Excluir
  4. Bom dia na Paz irmão!

    Gostaria de saber mais a respeito da sua linha teológica, qual Igreja congrega, e denominação.

    Não que faça diferença para nós, mas realmente são estudos neutros, com embasamento bíblico somente! O que é muito positivo.
    Estou utilizando seus estudos para crescimento e como canal para outras pessoas.

    Parabéns! E que Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a paz de Cristo.

      Nos denominamos CRISTÃOS, acreditamos que a dois mil anos atrás, Cristo se entregou naquela cruz e PAGOU por TODOS os NOSSOS pecados, e nos comprou e nos SELOU com o seu SANTO ESPÍRITO.

      Em nosso grupo de estudos participam pessoas de várias denominações, a maioria também denominada CRISTÃOS, mas também temos pentecostais, católicos e alguns outros de outras denominações. Sabemos que essas denominações são apenas 'PLACAS' de igreja, e a IGREJA verdadeira de Jesus Cristo são todos aqueles salvos por Ele.

      Congrego em um ministério denominado JESUS VIDA, nossa base teológica é a bíblia e nada mais. Logicamente, ouvimos e aprendemos com Pastores e Mestres de outras denominações, mas absorvemos apenas aquilo que está de acordo com a palavra de Deus.

      Por isso é muito importante que TODOS leiam e ESTUDEM a bíblia, desta forma, fica fácil de identificar heresias e tudo aquilo que distrai e tira o foco do verdadeiro evangelho.

      Excluir
  5. Alguém poderia me esclarecer uma dúvida?
    Entendi que dom de línguas é falar em línguas humanas estrangeiras, mas então o que acontece com quem fala línguas estranhas não humanas e qual o nome disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que acontece com quem fala línguas estranhas? A resposta é NADA!!! Paulo diz que quem tem esse comportamento edifica somente a sim mesmo (1Co 14:4), e se posiciona afirmado que prefere que todos tenham o dom de anunciar a mensagem de Deus, este edificará toda a igreja (1Co 14:5).

      O nome disso continua a ser “língua estranha”. Qualquer outra forma de se comunicar diferente da que você domina vai ser para você uma linguagem estranha, seja ela em espanhol, inglês, alemão, “cachorrês”, “girafês”, “golfinhês”, “computadorês”, “ventanês”, “louquês”, “ridiculês”...o que quero dizer é que se é um ser humano quem está falando, seja compreensível ou não, ele está usando a capacidade humana para isso, ou seja, continua a ser linguagem humana.

      Quem ora a Deus com gemidos, gritos, sons estranhos, palavras criadas aleatoriamente ou com qualquer outra forma de se expressar diferente da razão, está dizendo algo a Deus que nem ele mesmo sabe, ou seja, Deus é soberano, Ele sabe tudo, consegue identificar até mesmo esse tipo de linguagem, mas quem garante que agindo desta forma você estará dizendo a Ele palavras de adoração ou blasfêmias?

      Como já mencionei em comentário anterior, não podemos julgar experiências pessoais, mas esse comportamento não é bíblico.

      Excluir
    2. Mas se Paulo diz que, quem fala língua estranha edifica a si mesmo, isso quer dizer que existe a língua estranha então¿ ???��

      Excluir
    3. Sim, esse estudo buscou explicar exatamente isso, o que são as línguas estranhas mencionadas na palavra de Deus. O estudo não buscou estudar se língua estranha existe ou não existe, isso é um fato. O estudo buscou esclarecer o que são essas "tais" línguas estranhas.

      Excluir
  6. Difícil essa explicação sem contexto! A partir de hoje vou orar e pedir a Deus o dom de falar em inglês sem precisar estudar! Não tem cabimento essa explicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os comentários que você leu não estão sem contexto, a não ser é claro que não tenha lido o estudo. Leia-o e caso encontre algo que não esteja de acordo com a bíblia, não terei problemas nenhum corrigi-lo, não sou dono da verdade, Jesus é a verdade.

      É fato que esse é um tema polêmico, mas se você não estiver aberto a renovar a sua mente (Rm 12:2) e fugir de rituais e tradições humanas, será o mesmo que dizer a um católico tradicional que ele comete idolatria, e mesmo mostrando biblicamente o erro, vai continuar a negar e buscar explicações fora da bíblia, ou mesmo irá distorcer algum versículo, ou trará outro fora de contexto para explicar o inexplicável.

      Se você pedir a Deus para que consiga falar inglês, você vai ter que estudar também, com disciplina e determinação você vai conseguir dominar esse idioma. Não seja como o povo de Israel que ao serem perseguidos pelos egípcios, pararam para orar (Êx 14:15), Deus disse: “diga ao povo que marchem” ou seja, siga em frente, há momentos para orar e há momentos para agir, é o mesmo que em oração pedir um filho a Deus e continuar a usar métodos contraceptivos, ou pedir um emprego e não sair a procura dele, ou pedir uma promoção no trabalho e não se especializar para a área que deseja ser promovido.

      Em relação a dons espirituais, de forma geral, estão muito equivocados, todos querem o dom da “PROFECIA”, ou o dom da “REVELAÇÃO”, ou o dom de “FALAR EM LÍNGUAS”, mas porque não vejo ninguém pedindo o dom de OFERTAR (2 Cor 9:12-15)? Será que esses desejos estão diretamente ligados com a vaidade humana? Será que esses desejos estão relacionados ao fato de se tornarem alguém mais “famoso” na igreja? Será que esse desejo é para provar a outros que são “mais espirituais”? Reflita...

      Excluir
  7. Obrigada pela explicação! Sempre achei que isso fosse verdade e agora tenho certeza que é, em fim fico com o que a palavra diz.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a explicação. Estou justamente lendo, na Bíblia, os Atos dos Apóstolos e me deparei com a questão de falar em línguas. Parei para pesquisar e gostei da sua resposta.

    ResponderExcluir
  9. ...Mas é possível a mesma pessoa falar em línguas supostamente indecifráveis e traduzi-las ao mesmo tempo? Gostaria de saber a sua opinião, Cristion!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou responde-lo com outras perguntas, reflita: qual o propósito de alguém falar em uma língua "indecifrável" e depois decifrar o que disse para que entendam? Se a pessoa fala na mesma língua que o seu próximo, pq já não o fez assim? qual o objetivo de mostrar tal "dom"? será que a pessoa quer parecer ser mais espiritual que seu próximo? será que isso não parte da vaidade humana?

      Excluir
  10. Amém,gostei da explicação,que Deus abençoe pela explicação

    ResponderExcluir
  11. A Paz a todos Irmão em Cristo, Boa noite! Pastor na Igreja que eu frequento tem uma Missionária, Esposa do Pastor, toda a vez que ele hora para e entrega uma revelação de macumba para um Irmão, a Esposa dele começa a fazer força de Vomito e sai correndo para fora da igreja e as obreiras vão correndo atrás dela e tira o foco que é a palavra do Senhor Jesus Cristo, ai o Pastor diz que a Esposa dele recebe a carga do inimigo, mais eu acho que é o próprio inimigo que faz isso.

    E as vezes nós estamos louvando e ela começa a dar umas giradas andando pela igreja, ai os Irmãos tem que levantar e tirar as cadeiras da frente se não ela sai atropelando, o Pastor diz que é o Espirito Santo, mais ao meu ver o Espirito Santo não agi assim, distraindo e tirando a atenção do foco que é Jesus.

    O Pastor também fala em Línguas que ninguém intendi, ai fui perguntar sobre o assunto, mais não obtive uma resposta Bíblica para isso a não ser uma Heresia.

    O seu estudo é nota 10.

    Se agente for ver o que acontece dentro das igrejas ou (casa aonde os Irmãos se reúnem para Louvar Deus! O Senhor dos Exércitos).

    Um forte abraço! E que deus continue Abençoando o Senhor e toda a sua Família Amem!

    ResponderExcluir
  12. A Paz do Senhor Jesus Cristo a todos os Irmãos.
    Gostei da explicação! Que Deus te abençoe cada vez mais...

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o estudo, todo embasado na Palavra de Deus.
    Que Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  14. A Paz do Senhor aos irmãos!

    Quero fazer um alerta aos irmãos. Há um erro intencional e maldoso na nova tradução que altera o sentido da palavra de Paulo em I Cor 12:1 que na tradução original diz: “Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos. Eles estão alterando o sentido colocando a seguinte expressão: “Ainda que eu fale”. Cuidado porque o que Paulo disse é que não podemos falar (“Ainda que eu falasse” quer dizer que “não posso falar”) mas nessa nova tradução fraudulenta e tendenciosa o sentido muda (“Ainda que eu fale” muda tudo), então cuidado com essa nova tradução, ela não é correta. Satanás está alterando a bíblia.

    Cristo nos ensinou um modelo de oração, apenas um modelo, que é o “Pai Nosso”, e nos ensinou que devemos orar com consciência, com ordem, com lógica e objetivo. Fora disso não existe embasamento bíblico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz tempo que satanás está agindo para mudar as Escrituras, desde que ele inseriu o reteté nas igrejas...

      Excluir
  15. Se línguas estranhas é falar com Deus,fale você com Ele e eu não preciso ouvir visto que não entendo.chegara tempos em que não suportarão a sã doutrina,estamos vivenciando esta verdade,esta profecia Biblica

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo estudo. Os textos dentro dos contextos estão muito claros.
    Tenho estudado sobre isso e agradeço a Deus por me abrir os olhos. Temos que interpretar corretamente o texto e pesquisar na língua Original. Por muitos anos me iludi e fui enganado sobre esse assunto, mas quando decidi estudar com responsabilidade , eu pude enxergar a Verdade

    ResponderExcluir
  17. Uma ótima explicação, parabéns deixou um estudo bíblico à respeito gratuitamente, “à muitos que não entendem à respeito.
    A Bíblia mesmo fala que muitos estão enganados e até os próprios eleitos. E eu acredito, nem todo aquele que diz Senhor Senhor entrará no reino dos Céus.
    “Mas senhor em teu nome não operamos milagres? Não curamos profetizamos em teu nome? Deus: Apartai-vos de mim, nunca vos conheci !” A Bíblia fala sobre isso
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará !

    ResponderExcluir
  18. Já havia estudado sobre isso é sempre havia uma dúvida na minha cabeça, e eu sabia que aí tinha algo que não tava batendo sabe!
    Parabéns pelo ensino está muito bem explicado

    ResponderExcluir
  19. Dom de línguas é idiomático. "E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? (Atos 2:6-8)

    ResponderExcluir
  20. Eu oro no Espírito antes de orar com meu entendimento. Eu edifico meu espírito e tenho mais revelações da palavra! Fico mais sensível a voz de Deus, sei que quando oro em línguas estranhas Deus entende, quem não entende é Satanás. Falar em línguas estranhas é um presente de Deus que qualquer pessoa que recebeu Jesus e tem o Espírito Santo, é pela fé o falar em línguas estranhas. Exibir qualquer dom para alimentar o ego é pecado, seja o falar em línguas ou curar. Quando falo em línguas estranhas com Deus, eu consigo interpretar o que eu digo e isso me fez iniciar a profecia para meus irmãos crescerem na fé. Se você não crer que falar em línguas estranhas é um presente de Deus para nos edificar, você nunca provará. É pela fé, para agradar a Deus, é pela fé! Não fico um dia sem falar em línguas estranhas, e não faço isso na frente das pessoas pra me exibir, eu simplesmente usufruo de algo que meu Pai me deu. Eu cri, recebi e falei. É incrível!

    ResponderExcluir
  21. Eu também falo em línguas estranhas. "xuriá decantalabás, ô lê bacai sorrébia, arabassúvia arabacávia, dê mandacai"

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir