segunda-feira, 9 de agosto de 2021

O ALTÍSSIMO PREÇO PAGO POR NOSSOS PECADOS

Esse estudo mostra uma perspectiva diferente do sacrifício de Cristo, ou um ponto de vista pouco observado pelos cristãos. Como que o próprio Deus enxergou Cristo no momento em que estava na cruz?

 

 “Porém Cristo, tornando-se maldição por nós, nos livrou da maldição imposta pela lei. Como dizem as Escrituras: “Maldito todo aquele que for pendurado numa cruz! ”” (Gálatas 3:13 NTLH)

 

Jesus se propôs a tornar-se maldito por Deus para nos salvar. Ser maldito, tornar-se maldição significa carregar sofrimento e desgraça sobre os ombros.  Maldição é tudo aquilo que se opõe a benção, derramada sobre todos aqueles que quebram a LEI. Vejam:

 

“—Porém, se vocês não derem atenção ao que o SENHOR, nosso Deus, está mandando e não obedecerem às suas leis e aos seus mandamentos que lhes estou dando hoje, vocês serão castigados com as seguintes maldições: —Deus os amaldiçoará nas cidades e nos campos. —Deus os amaldiçoará dando-lhes pequenas colheitas de trigo e de cevada e pouco alimento. —Deus os amaldiçoará dando-lhes poucos filhos, colheitas pequenas e poucas crias de gado e de ovelhas. —Deus os amaldiçoará em tudo o que fizerem. —Se vocês abandonarem o SENHOR e começarem a praticar maldades, ele fará cair sobre vocês maldição, confusão e castigo. Ele os amaldiçoará em tudo o que fizerem e acabará logo com vocês. ” (Deuteronômio 28:15-20 NTLH)

 

Acima contém um pequeno trecho e poucas maldições se comparadas a todas que estão posteriormente descritas. Através de Moisés, várias leis foram estregues ao povo de Israel, e a recompensa por permanecerem obedientes a lei eram bênçãos e mais benção, porém, a recompensa por quebrar uma só lei era maldição e mais maldição.


No verso inicial deste estudo diz o seguinte:

...nos livrou da maldição imposta pela lei...


Jesus nos livrou na maldição imposta pela lei, mas uma coisa deve estar clara: A Lei não é maldita, ela é boa.

 

Porém, a lei nos torna malditos pois não a cumprimos completamente, pois não basta cumpri-la parcialmente, a lei foi dada e deveria ser cumprida completamente, não há exceção, todas deveriam ser cumpridas.

 

Para ilustra melhor, compare a entrega da lei aos homens a uma maratona: Imagine você iniciando uma maratona, você está prestes a largar, e o responsável que criou o evento entrega a você 613 bolinhas de gude e diz: a regra é a seguinte: você não precisa chegar em primeiro para ganhar o prêmio, mas deverá percorrer toda a maratona carregando as 613 bolinhas de gude e na linha de chegada você deverá estar com a mesma quantidade, não poderá estar faltando nenhuma.

Então você percorre todo o percurso e chega no final com 612 bolinhas, você perdeu apenas uma, pergunto: Você cumpriu a regra ou não? Receberá o prêmio ou não? A resposta é: Você está desclassificado, não cumpriu a regra!!!

 

A Lei é assim, foram dadas ao povo de Israel entre 610 a 613 leis, tenho a certeza que todos aqui chegaríamos no final da vida carregando muitas poucas bolinhas, ou até mesmo estaríamos com os bolsos vazios. Todos que tentam cumprir a lei, falham uma hora ou outra, consequentemente tornam-se malditos por Deus:

 

“Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las. ” (Gálatas 3:10 RA)

 

...não permanece... ou seja, hoje cumpre, amanhã descumpre, depois de amanhã cumpre novamente, e no mesmo dia volta a descumprir. Não é assim que funciona, a lei deve ser cumprida permanentemente, você deve permanecer com as 613 bolinhas no bolso e não pode perder uma só.

 

A questão não é chegar ao final carregando quase todas ou perder poucas “bolinhas” no percurso. Quem quebra uma só lei é culpado de quebrar todas:

 

“Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. ” (Tiago 2:10 RA)

 

Deus não entregou ao povo de Israel somente 10 leis. Conhecemos sim os 10 mandamentos, mas há outras 600 leis que vão desde orientações de como trabalhar com o gado, lidar com mofo em paredes, como construir sobrados, adultério, assassinatos culposos e dolosos, etc.

 

A lei é boa, a lei é pura, mas ela tem apenas um propósito: mostrar que não somos capazes de cumprir. “Ah mais eu nunca matei ninguém e nunca roubei”... ótimo, essas duas leis ou essas duas bolinhas de gude permanecem com você, e as outras 611?

  

A lei é boa, os mandamentos são bons, eles mostram quem é Deus e mostram quem nós somos. Os mandamentos protegem nossa família, protegem nossos bens, nos protegem, protegem nossa reputação. A lei serve para que se alguém perguntar: sou casado, será que posso ter outra mulher ou outro marido? A lei diz NÃO; apareceu um boi na minha propriedade, mas sei que ele pertence ao vizinho, será que posso ficar com ele? A lei diz NÃO; aparece uma oportunidade de ganhar dinheiro, ou de ser promovido, mas estarei prejudicando ou sendo injusto com alguém, será que posso seguir em frente? A lei diz não.

 

Se você acha suficiente cumprir apenas os 10 mandamentos, ótimo!!! Mas, quem for honesto consigo mesmo, saberá que já quebrou a todos. Se você acha que não, então tente cumprir os 10 mandamentos da forma correta, como Cristo ensinou:

a)      A lei proíbe adultério, mas se você apenas olhar para alguém com desejo já é culpado de adulterar.

b)     A lei diz para não matar, mas se alguém simplesmente desejou a morte de alguém, ou simplesmente ficou com raiva de alguém, ou ainda, se já chamou alguém de idiota, já é culpado de assassinato.

c)      A lei proíbe roubar, mas quem já não frustrou ou “roubou” o sonho de alguém boicotando ou desmotivando. Ou aquele que trouxe para casa aquele produto na empresa em que trabalha, pode ser aquele sapato na empresa de sapatos, ou uma simples cola, ou fita, ou borrachinha, isso foi o que? Um empréstimo? Você pediu ao seu patrão?

d)     Alguém, por mais que seja uma simples e boba “mentirinha”, já enganou alguém, já é culpado de falso testemunho.

e)      A lei diz “olho por olho e dente por dente”, Jesus ensinou a dar o outro lado para bater, ensinou a dar também a sua jaqueta para aquele q o processou para ganhar a sua calça, ensinou a apenas dizer sim ou não, o que vem além disso é do maligno...

 

Jesus vem e nos revela o verdadeiro alcance dos mandamentos: nossa mente e nosso coração. O alcance dos mandamentos até então entendia-se que era apenas fisicamente, se conseguisse frear seu corpo, você não pecaria, mas então vem Cristo e nos revela que para pecar não basta apenas agir ou consumar o ato, o pecado ou a quebra da lei se caracteriza já na intenção, no desejo, no pensamento, na vontade.

 

Quem poderá ser perfeito nessa situação? Quem poderá chegar até o último dia de sua vida sem quebra uma só lei? O resumo óbvio é que TODOS são malditos por Deus, não há um sequer que segue a lei:

 

“Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque. ” (Eclesiastes 7:20 RA)

 

“Se Deus não confia nos anjos, e se nem o céu é puro aos seus olhos, que diremos do ser humano, imundo e nojento, que bebe o pecado como se fosse água? ” (Jó 15:15-16 NTLH)

 

“Se tu tivesses feito uma lista dos nossos pecados, quem escaparia da condenação? ” (Salmos 130:3 NTLH)

 

“Todos nós éramos como ovelhas que se haviam perdido; cada um de nós seguia o seu próprio caminho. Mas o SENHOR castigou o seu servo; fez com que ele sofresse o castigo que nós merecíamos. ” (Isaías 53:6 NTLH)

 

“Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. ” (Romanos 3:23 NTLH)

 

“Todos nós nos tornamos impuros, todas as nossas boas ações são como trapos sujos. Somos como folhas secas; e os nossos pecados, como uma ventania, nos carregam para longe. ” (Isaías 64:6 NTLH)

 

 “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. ” (1 João 1:8-10 RA)


Mas há uma “luz no fim do túnel”, há uma BOA NOTÍCIA que foi anunciada pelos anjos a quase dois mil anos atrás:

CRISTO NOS SALVOU DESSA MALDIÇÃO, FAZENDO-SE MALDIÇÃO POR NÓS. MAS ISSO NÃO FOI BARATO, ELE SE EXPOS A VINGANÇA DE DEUS, ELE CARREGOU SOBRE SI A MALDIÇÃO DE SER TORNAR EM NOSSO LUGAR MALDITO POR DEUS.

 

Imagine a seguinte ilustração:

 

Um homem chega em casa, abre a porta e encontra sua esposa morta no chão e seu filho ainda vivo nos braços de um assassino. O assassino mata seu filho na sua frente, o pai corre e consegue imobilizar o assassino. Comovido por tudo aquilo pensa logo em vingança, mas chegam alguns vizinhos ao local e o convencem a entregá-lo para a polícia com vida, para assim ser julgado e condenado a pagar por tudo o que fez.

 

Toda a vizinhança sabe do que aconteceu, todos acompanham após algum tempo o julgamento do assassino, o Pai e também Marido das vítimas acompanha na primeira fila aguardando a sentença do assassino, todos querem que no mínimo seja condenado a ser preso por 30 anos.

 

O juiz chega, saúda a todos, começa o discurso e finalmente dá a sentença: ELE PODE SER SOLTO, ESTÁ PERDOADO PELO CRIME COMETIDO...

 

Pergunto a vocês: esse juiz foi justo? Deus deixará isso impune?

 

Irmãos, Deus é bom sim, isso é verdade, mas não é toda a verdade. Deus é misericordioso sim, isso também é verdade, mas não é toda a verdade. Vejam o perigo de isolar determinados versículos da bíblia, um verso isolado está sim falando a verdade, mas nem sempre TODA A VERDADE.

 

Veja, Deus é bom, Deus é misericordioso, mas Ele também é JUSTO, e podem ter certeza, ele fará justiça contra esse juiz que perdoou o assassino.

 

Agora vem a chave dessa ilustração (para aqueles que ainda não entenderam): o nome desse juiz que perdoou o assassino é: JESUS CRISTO.

 

Jesus Cristo perdoou muitas pessoas que entregaram seus erros a Ele, Ele perdoou a todos os que nele confiaram a sua salvação, Ele perdoou a todos os que nele entregaram suas vidas, Ele pagou a dívida de todos os que confessaram ser seu senhor e salvador.

 

Graças a Deus que Jesus Cristo por amor a nós se propôs a pagar nossa dívida, Ele foi aquele Juiz que perdoou nossos erros, mas Deus é JUSTO, alguém vai ter que pagar nossa dívida, alguém teve que pagar pelo erro que cometemos e alguém deverá pagar pelo crime que aquele assassino cometeu.

 

Então Jesus PAGOU o meu erro, ele pagou o seu, o de seu irmão, o de seu vizinho, o de seu patrão, o de seu primo, Ele carregou na CRUZ toda a culpa, ele carregou na cruz a dívida do mundo inteiro, ou melhor, daqueles a quem Deus o entregou.

 

Entendemos agora o porquê que Ele movido por tamanha angústia suou sangue? Não era algo simples que estava por acontecer. Entendemos também agora o porquê Ele se sentiu abandonado por Deus?

 

“À hora nona, clamou Jesus em alta voz: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? Que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? ” (Marcos 15:34 RA)

 

Desamparaste, ou seja, deixar em grande dificuldade, deixar abandonado.

Jesus exclamou isso não somente por elas estarem cumprindo as escrituras, Ele exclamou isso porque as palavras refletiam aquilo que de fato estava acontecendo, Ele não estava simplesmente citando as escrituras, Ele estava sentindo aquilo, a consequência de se tornar maldito por Deus não é boa coisa, e não foi à toa que ele se sentiu abandonado, esquecido, deixado para traz, sentimento esse que Ele nunca teve em toda a sua eternidade.

 

...SE TORNOU MADITO POR NÓS...


Jesus, o filho de Deus escolheu ser maldito por nós, foi exposto a vingança de Deus em nosso lugar, nos substituiu naquela cruz, nos comprou com um altíssimo preço, pagou nossa dívida, estamos em paz com Deus graças a Ele, graças ao seu sacrifício, não deixamos isso se tornar banal em nossas vidas.

Percebem como gostam de anunciar mortes e mais mortes diariamente? Percebem nos filmes personagens insignificantes sacrificando sua vida, salvando a vida do mocinho para que o mesmo possa seguir em frente? Mas o personagem insignificante que morreu lá atrás continua insignificante, apenas lembremos dele se revermos o filme.

Ou seja, essas mensagens subliminares querem nos dizer que pessoas morrem para salvar outras constantemente e normalmente, é mais comum do que pensamos, não é nada raro isso acontecer. Isso tudo na tentativa de tornar banal a morte de Cristo lá na cruz: “ah, mais um que morreu, e daí? ”

E daí??? Foi graças a obra de Cristo naquela cruz que hoje deixemos de ser inimigos de Deus e passamos a ser filhos dEle, somos herdeiros, pertencemos ao reino dos céus graças e somente por causa de Cristo, não há outro caminho a não ser a cruz de Cristo para pagar nossa dívida, não há oração, jejum, promessa ou recompensa grande o suficiente para pagar nosso pecado, mas Jesus Cristo pagou este alto preço por nós:

 

“e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai. ” (Filipenses 2:11 NTLH)

 

“a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o envio. ” (João 5:23 RA)

 

 “Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo. Por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva. ” (1 Pedro 1:3 NTLH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário