segunda-feira, 11 de agosto de 2025

3. O Espírito Santo Nos Ensina A Orar

“Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor.” Romanos 8:26

Mesmo depois de termos sido perdoados por Cristo, ainda enfrentamos fraquezas, dúvidas e pensamentos que não condizem com a vontade de Deus. Às vezes, nos ajoelhamos para orar e nos sentimos confusos, distraídos ou até indignos. Há momentos em que não sabemos nem o que pedir, ou pedimos coisas que parecem boas aos nossos olhos, mas não correspondem ao melhor que Deus tem para nós.

É justamente nessas horas que o Espírito Santo entra em ação. Ele não leva nossa oração até Deus como um mensageiro que corrige palavras erradas, mas intercede por nós com profunda compaixão e entendimento, pois conhece a vontade perfeita do Pai e conhece também o nosso coração.

O Espírito nos ajuda não apenas transmitindo a Deus o que falamos, mas alinhando nosso coração com o coração do Pai. Quando nossas palavras falham ou nossa mente se embaraça, Ele intercede com gemidos que não podem ser explicados em palavras humanas, mas que são plenamente compreendidos por Deus.

Essa verdade nos consola: nossas orações não precisam ser perfeitas para serem ouvidas, pois Deus não está interessado em discursos bem estruturados, mas em corações quebrantados e dependentes d’Ele. É o Espírito que fortalece nossa oração, mesmo quando ela é fraca ou imperfeita.

“O que examina os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos” (Romanos 8:27 – RA).

Portanto, confie: mesmo quando você não sabe o que dizer, ou sente que não consegue orar como gostaria, ore assim mesmo. O Espírito está com você, ajudando, intercedendo, e levando a Deus um clamor verdadeiro, sincero e conforme a Sua vontade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário